Acompanhe via: Email Arvoredo via RSS Arvoredo no Youtube Arvoredo no Twitter Arvoredo no Facebook Loja Arvoredo no Facebook

Arvoredo Brasil - Instituto Agroflorestal

Macela

Macela

Nome popular: Macela
Nome científico: Achyrocline satureoides
Família: Asteraceae
Sinonímia popular: Alecrim da parede, botonera, camomila nacional, carrapichinho de agulha, chá de lagoa, losna do mato (MG), macela, marcelinha, macela amarela, macela da terra, macela do campo, macela hembra, macela do sertão, mirabira.
Origem: nativa do Sul do Brasil
Parte usada: Flores
Forma de Utilização: chás, recheio de travesseiros e tintura mãe

A Macela é um arbusto perene que atinge cerca de um metro de altura. As flores são amarelas, com cerca de um centímetro de diâmetro, florescendo em pequenos cachos. As folhas são finas e de cor verde-claro, meio acinzentada, que se destaca do restante da vegetação do campo.

Propriedades terapêuticas: Antiinflamatório, calmante, antidiarreico, bactericida, antiespasmódico, digestivo, carminativo, relaxante muscular. Tradicionalmente usado para recheio de travesseiros para crianças e adultos.

Princípios ativos: Óleos essenciais (alfa-pineno, cimeno, cineol e cariofileno), flavonóides (quercetina, luteolina, galangina), saponinas terpênicas.

Outros usos: Descolorante de cabelo

Época de Colheita: março a abril


Veja páginas relacionadas:

Funchos e joaninhas
Você sabe Qual a diferença dos nossos chás?
DoDesign-s Design & Marketing