Acompanhe via: Email Arvoredo via RSS Arvoredo no Youtube Arvoredo no Twitter Arvoredo no Facebook Loja Arvoredo no Facebook

Arvoredo Brasil - Instituto Agroflorestal

Alcachofra

Alcachofra

Nome popular: Alcachofra
Nome científico: Cynara scolymus L.
Família: Asteraceae
Sinonímia popular: alcachofra, alcachofra-comum, alcachofra de comer, alcachofra hortense
Origem: região do mediterrâneo.
Forma de Utilização: chás e tintura mãe

A alcafogra é uma planta com até um metro de altura, da família das compostas, de caules estriados, folhas penatífidas e grandes capítulos florais.

A alcachofra Considerada durante muito tempo uma hortaliça rara, é hoje abundantemente cultivada nas regiões atlânticas com invernos suaves. A alcachofra era já apreciada como diurético e afrodisíaco no século XVI e considerada em certos meios no século XVIII como tratamento específico da icterícia. No entanto, a sua fama terapêutica deve-se essencialmente aos trabalhos de vários médicos no início do século XX, os quais demonstraram a sua importância nas afecções hepatobiliares. Na planta deve distinguir-se a flor, parte edível, constituída por um capítulo de grandes dimensões, do qual se consome em culinária o reáculo carnudoácteas, denominadas impropriamente folhas, e a folha larga e muito recortada, unida ao caule, que é a parte utilizada em medicina por possuir mucilagem; pectina; tanino; ácidos orgânicos: mácico, glicérico e glicólico; componentes .

Princípios ativos: flavônicos glicosideos (cinarosídeo e scolimosídeo); cinaropicrina (principal constituinte amargo); enzimas; pró-vitamina A, entre outras vitaminas.

Propriedades terapêuticas: Antidiarréica, aperitivo, colagogo, colerético, depurativo, diurético, hipoglicemiante, tônico. Por isso, o seu uso tradicional se resume ao controle e prevenção de arteriosclerose, celulite, colesterol, diabetes, fígado, gota.

Época de Colheita: ano todo


Veja páginas relacionadas:

Funchos e joaninhas
Você sabe Qual a diferença dos nossos chás?
DoDesign-s Design & Marketing